Blog – Syscare – Sistema Para Home Care Notícias sobre Home Care, Saúde e Atendimento Domiciliar.

Acompanhe-nos!


Blog – Syscare – Sistema Para Home Care


Serviço Home Care presta atendimento domiciliar aos socorrenses

Oferecer ao cidadão um atendimento humanizado. É com este compromisso que a Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza o Home Care Social.  Vinculado à Atenção Básica, o serviço tem como finalidade prestar assistência domiciliar para pacientes acamados ou que tenham alguma dificuldade de locomoção.

Com uma média de 60 pacientes atendidos por dia, totalizando aproximadamente 720 procedimentos, o Home Care funciona com uma equipe composta por quatro auxiliares de enfermagem que atuam por regionais. Para garantir agilidade no atendimento, os profissionais utilizam motocicletas com baú para o transporte dos materiais e produtos utilizados durante a realização dos procedimentos.

Através do serviço são realizados manutenção de curativos em lesões e cirurgias, medição de pressão arterial e o teste de glicemia. A maior procura do serviço é por pacientes idosos que tem alguma dificuldade de deslocamento até as unidades de saúde do município.

A enfermeira Socorro Chavier, diretora de Saúde do Município, destaca que o acesso à saúde é um direito básico constitucional de todos e a gestão municipal trabalha nas diferentes frentes para que o cidadão seja bem atendido e trate da saúde adequadamente. “O secretário de Saúde Saulo Eloy Filho está avaliando a possibilidade de ampliar mais o serviço. No ano passado fizemos algumas reformulações e no final deste mês teremos mais capacitações para os profissionais”, ressaltou.

Domicílio

A usuária do Sistema Único de Saúde (SUS), Rita Dias da Cruz aprova a eficiência do serviço. Ela lembra que após três cirurgias, duas delas de amputação, precisou fazer a manutenção dos membros lesionados. “Já utilizei o Home Care por mais de oito meses. Para mim foi uma benção de Deus, poder ter um profissional fazendo meus curativos. Por causa das minhas amputações o meu deslocamento ficou complicado. Não tem nada melhor do que receber esse atendimento em casa com conforto e tranquilidade”, afirmou Rita, acompanhada do esposo José Pereira da Cruz.

Para a aposentada Geovanete Barbosa dos Santos, que desde o mês de fevereiro utiliza o Home Care municipal, através do serviço é possível receber um acompanhamento mais tranquilo. “Está sendo muito bom. O auxiliar vem até minha casa nos horários combinados faz a limpeza e a troca do meu curativo. Só tenho a agradecer a Deus e a prefeitura, que tem esses profissionais atenciosos com a gente. Só quem precisa é que sabe da importância”, elogiou a aposentada.

Funcionamento

O acesso ao Home Care pode ser feito através da equipe do Programa Saúde da Família (PSF) nas 26 unidades de saúde do município. O usuário ou um parente solicita o atendimento domiciliar na unidade de saúde à área a que pertence, faz o cadastro e agendamento prévio para que seja organizado um cronograma de trabalho. Dessa forma, é possível atender o maior número de usuários. “Os pacientes passam a ter um atendimento diferenciado em seu ambiente familiar, entretanto, a equipe do PSF continua acompanhando a evolução do tratamento”, informou a coordenadora da Atenção Básica, Eliene Chavier.

O agendamento ocorre em horário comercial da Secretaria Municipal de Saúde, de 8h àss l7h, de segunda a sexta-feira, pelo telefone 2106-7407 ou mesmo pessoalmente no setor, situado à praça vice-presidente José Alencar, s/n, bairro Centro, Socorro, na Atenção Básica.

Fonte: Agência Notícias de Socorro

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>